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ENSINO »   Proposta Pedagógica
Educar e evangelizar, à luz da Pedagogia de São Vicente de Paulo e Santa Luísa de Marillac, para formar cidadãos solidários e comprometidos com a vida em toda a sua plenitude.

Objetivos da Educação Vicentina
A Educação Vicentina, harmonizando espiritualidade, cultura e solidariedade em sua Proposta Educativa, abrange as diversas dimensões da pessoa, a saber:

Dimensão Física
Que valorize e respeite o corpo em seu desenvolvimento físico, amplie suas possibilidades de expressão corporal e sua saúde, cultivando hábitos de higiene e de esportes, a arte, o lazer sadio, a vida ao ar livre e o cuidado com o ambiente natural e urbano em que se vive, sempre buscando uma melhor qualidade de vida;
Que possibilite o conhecimento, a aceitação e a valorização do crescimento, o respeito às capacidades e às limitações, tanto em si mesmo como nos demais, sem discriminar quem quer que seja.

Dimensão Afetiva
Que possibilite ao educando ser capaz de assumir e expressar o cuidado e a ternura, integrando sua personalidade e sua sexualidade, mediante uma sadia relação consigo mesmo, com a natureza, com os demais e com Deus;
Que capacite o educando a dar e receber amor, gerar relações de amizade, assumir e valorizar a família como ambiente natural de crescimento e amadurecimento humano.

Dimensão Cognitiva
Que cultive o raciocínio, a memória, a inteligência, a capacidade de síntese, os critérios para a reflexão, a consciência crítica, os hábitos do trabalho intelectual, assim como as habilidades que lhe permitam assumir o trabalho como expressão criativa;
Que adquira conhecimentos suficientes e necessários no âmbito das ciências, das letras, da arte e da técnica, assim como a capacidade de confrontação e de pesquisa para a construção de uma sociedade justa, fraterna e solidária.

Dimensão Comunitária e Social
Que envolva a família e a comunidade numa ação educativa conjunta;
Que possibilite cultivar a autonomia e a sensibilidade;
Que favoreça a convivência fraterna e o comprometimento com a transformação do ambiente em que vive;
Que possibilite uma participação consciente nas diferentes propostas oferecidas pela Instituição: momentos de formação, projetos diversos, celebrações, intercâmbios e outros;
Que cultive a solidariedade, assumindo a dimensão cristã do serviço na superação das diferenças sociais, do preconceito, do desejo de poder e de exploração.

Dimensão Ética / Valorativa
Que valorize a pessoa humana em sua dignidade de filho de Deus e cidadão da Pátria;
Que tenha um olhar preferencial para os Pobres e os excluídos;
Que seja capaz de respeitar e conviver com o diferente;
Que a Ação Educativa Vicentina possibilite a passagem de uma consciência ingênua à consciência crítica, pautada na justiça e na solidariedade.

Dimensão Espiritual
Que a Instituição Vicentina seja um espaço de evangelização e a educação tenha como meta conduzir as crianças e os jovens ao encontro com Jesus Cristo, Evangelizador dos Pobres, Mestre e Pastor, Misericordioso, Caminho, Verdade e Vida;
Que a ação Educativa Vicentina, na fidelidade ao carisma dos fundadores Vicente de Paulo e Luísa de Marillac, esteja comprometida com a libertação do Pobre de sua carência espiritual e material, não apenas como esforço individual, mas como AÇÃO COMUM, juntamente com as forças da Igreja, da sociedade e da Família Vicentina.

Dimensão Ecológica
Que a Ação Educativa Vicentina desperte para a importância de cada pessoa comprometer-se com a sustentabilidade da vida no Planeta, a começar do cuidado e da preservação do meio ambiente em que vivemos;
Que as Instituições Educativas, com a preocupação de formar cidadãos comprometidos com a vida, promovam projetos conscientizadores da importância da biodiversidade.